Artrite Psoriática: gravidade e aspectos da doença

Categorias Artrite, Artrite Psoriatica

O que é Artrite Psoriática?

A artrite psoriática é uma inflamação nas articulações, em que aparecem manchas avermelhadas com escamas cinzas na pele. Podem surgir em qualquer parte do corpo e normalmente aparecem próximas aos joelhos, cotovelos, da área genital, da barba e do couro cabeludo. Essas feridas causam coceira e incômodo na pessoa afetada. É considerada uma evolução da psoríase e pode aparecer em pessoas de qualquer idade, mas normalmente surge em pessoas entre 30 e 50 anos e atinge igualmente homens e mulheres. É uma doença infecciosa, portanto, não é contagiosa.

É grave?

É considera uma doença grave, pois afeta a qualidade de vida da pessoa e pode causar deformações no corpo do paciente. A doença pode causar o desenvolvimento de outras doenças no organismo do enfermo, como problemas no metabolismo (colesterol, hipertensão, diabetes, triglicérides alto, obesidade, e aumento das taxas de ácido úrico).

A obesidade sozinha já é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças e a artrite psoriática causa ganho de peso. Em virtude da doença, os pacientes não conseguem se exercitar por causa das juntas das articulações.

Cotovelo direito em vermelho. Mão esquerda segurando o cotovelo.

Segundo especialistas, algumas proteínas atrapalham no relaxamento dos vasos sanguíneos, causando estresse no vaso, o que pode acabar provocando o aumento do colesterol. Essas doenças metabólicas podem acabar gerando diversos problemas no corpo, além de aumentar o risco de doenças como AVC e infarto. Pessoas que sofrem com artrite psoriática, tem de 30 a 40% a mais de chances de apresentarem essas doenças.

Além disso, a doença pode gerar doenças psicológicas e emocionais no paciente. O incômodo e a dor crônica aumentam a ocorrência da depressão e ansiedade. Portanto, o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra é essencial durante o tratamento da doença.

Doenças oculares também podem ser causadas devido a artrite psoriática. A pessoa pode ficar com dor nos olhos e vermelhidão, dificuldade de enxergar e pode ter perda temporária da visão. Como a doença pode causar várias outras, é necessário o tratamento multidisciplinar.

O paciente deve ter consciência de que pode levar uma vida normal, já que as feridas não são contagiosas, e com o tratamento apropriado, elas diminuem. Ele precisa aceitar as lesões, e não deixa-las impedi-lo de sair.

Tipos de Artrite Psoriática

Existem 5 tipos diferentes da doença:

  1. Espondilite: Rigidez do pescoço e da coluna;
  2. Inter falangeal distal predominante: Rigidez nas articulações dos pés e das mãos, e ocasionalmente, pode causar deformações nas unhas;
  3. Simétrica: Atinge as articulações de ambos os lados do corpo;
  4. Assimétrica: A doença afeta até 4 articulações do corpo, em qualquer lado;
  5. Mutilante: Tipo mais agressivo da doença, em que há uma tendência de destruição nas articulações das mãos e dos pés e afeta principalmente os dedos.

Quais os Sintomas?

  • Dor nos músculos e nos tendões;
  • Dificuldade de movimentação nas articulações pela manhã;
  • Alteração nas unhas;
  • Inchaço nos dedos das mãos e/ou pés, semelhante a salsichas;
  • Inchaço e deformidade nas regiões afetadas;
  • Cansaço;
  • Manchas vermelhas nas unhas, na pele e no couro cabeludo.

Joelho de perfil em vermelho. Mão segurando a coxa.

Causas

Ainda não há uma causa estabelecida, porém a maioria dos pacientes que desenvolvem a doença possuem casos da doença ou de psoríase na família.

Tratamento

A doença ainda não tem cura e o tratamento costuma variar dependendo do tipo da doença.

  • Anti-inflamatórios não esteroides: Diclofenaco Ibuprofeno e Naproxeno são os principais medicamentos recomendados. São utilizados para aliviar a dor na coluna e nas juntas e diminuir a inflamação.
  • Fisioterapia: é utilizada como parte do tratamento, para diminuir a dor e a rigidez dos músculos e evitar o avanço da doença.
  • Cirurgia: é feita quando a doença já está em estágio mais avançado, para reconstituir ou substituir a articulação lesionada.

Quais os Fatores de Risco?

  • Casos de doença na família;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Consumo de álcool;
  • Infecções.

Uma mão segurando uma parte da outra mão com artrite psoriática

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito basicamente com exames clínicos realizados pelo médico reumatologista. Porém nem toda inflamação nas articulações são sintomas de artrite psoriática, e o médico vai avaliar os sintomas para confirmar a doença. Não há nenhum exame que afirme se a pessoa tem artrite psoriática ou não, portanto, é necessário realizar exame de sangue, ressonância magnética e raio-x.

Código CID 10

O código CID 10 é a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para padronizar as doenças e facilitar a comunicação entre os profissionais da área. Código CID 10:

  • Artropatia psoriásica interfalangiana distal: M070
  • Artrie Mutilante: M071
  • Espondilite psoriásica: M072
  • Outras artropatias psoriásicas: M073

http://www.scielo.br/pdf/%0D/abd/v80s3/3v80a14.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042012000400012

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042012000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *